Emater participa de projeto que vai levar água potável a Bagre

Em Bagre, na Ilha do Marajó, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) participa da seleção de 80 famílias ribeirinhas atendidas, divididas em quatro comunidades, do projeto “Qualidade da Água para o Consumo Humano”, iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) que objetiva instalar caixas d’água e maquinário para levar água potável aos moradores da região. A previsão é que as obras já se iniciem no início de outubro e sejam entreguem em um prazo de 60 dias.

Uma equipe composta por técnicos da Seas, Emater e prefeitura vai às localidades Porto Oeiras, Prosperidade, Livramento e Palestina para cadastrar as famílias. Segundo o chefe local da Emater, Marinaldo Lobato, o público beneficiário do projeto já é atendido pela empresa desde 1995. “Em cada uma das quatro comunidades, 20 famílias serão contempladas, mas cerca de 200 poderão ser beneficiadas no total. Em cada localidade será construído um ponto para a coleta da água, com uma torre para a caixa d’água, montagem de bomba hidráulica e encanamento próprio”, explica.

Marinaldo Lobato diz ainda que o projeto vai levar qualidade de vida às famílias ribeirinhas de Bagre, que são, na maioria, pescadores, extrativistas de açaí e agricultores familiares. Para a implantação do projeto, além da Seas, Emater e prefeitura, ainda participam o Pará Rural, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Passados o mapeamento das famílias e as visitas técnicas, orientadas pela Emater, a execução física do projeto começa em outubro. “Pelas informações que recebemos do técnico da Seas, a partir do início das obras, em 60 dias as famílias já terão acesso à água potável e de qualidade”, afirma Marinaldo.

Por Kenny Teixeira