No Pará, índice do município de Bagre passa de 1,9 em 2005 para 3,7 em 2011

Entre os municípios que conseguiram melhorar os resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), está o município marajoara de Bagre, que sempre figurava entre os com piores notas. Em 2005, por exemplo, o Ideb no município foi de 1,9, passando para 3,7 em 2011.

Apesar de ainda estar abaixo da média nacional, que ficou em cinco pontos, é um dos municípios que apresentaram o maior crescimento no período. O caso de maior evolução é da escola municipal “Aracy Corrêa Santa Maria” que passou de 2,3 em 2007, para 4,5, superando a meta do Ministério da Educação (MEC), que era de 3,1 para esse ano. Com esse resultado a escola atingiu a nota prevista pelo Ministério da Educação para o ano de 2021.

O primeiro passo para mudar foi investir em estrutura física. A prefeitura recuperou e ampliou 100% das escolas da sede do município, triplicando as vagas, com isso, as turmas foram diminuídas pela metade. Antes, uma sala de aula tinha até 70 alunos. O programa “Professor em Dobro” garantiu a presença de dois professores por sala de aula, que recebem 14º e 15º salário todos os anos, desde 2009.